As competências de 5 grandes comunicadores

A comunicação é sem dúvidas uma habilidade dos grandes líderes. Além de forte aliada no relacionamento dentro e fora do ambiente corporativo, é um elemento importantíssimo para se conduzir um grupo, inspirar no comportamento das pessoas e na motivação individual.


Por isso, selecionei alguns dos grandes líderes e comunicadores para analisar os elementos da comunicação que os tornaram destaques e fizeram seu legado nas apresentações em público.


1. Nelson Mandela e as pausas:


Nelson Mandela não só entrou para a história pela sua luta por igualdade na época em que o Apartheid afligia a África, mas também pelas suas falas emocionantes, encorajadoras e inspiradoras. 


Em seu discurso de posse, Mandela fez uso de uma ferramenta poderosíssima na comunicação: A PAUSA! Usando-a não só entre uma frase e outra, mas para elencar e dar destaque a pontos importantes de sua comunicação.


A pausa tem função de ditar ritmo na fala, criar expectativas sobre o que será dito em seguida e dar destaque para os elementos importantes do discurso. Possibilitando, desta forma, que a audiência assimile, processe e se mantenha interessada. Além do comunicador demonstrar autoconfiança, controle e domínio ao que está sendo dito, as pausas tornam a mensagem mais eficaz, clara e objetiva.


2. Martin Luther King e as repetições:


Pastor protestante e ativista político estadunidense, Martin Luther King, tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo.


Em seu discurso, amplamente conhecido pela icônica frase “I have a dream”, Martin fez uso das REPETIÇÕES para garantir que sua mensagem fosse lembrada, dar ênfase a ideia central, e trazer emoção ao que estava sendo dito. 


A repetição, se usada estrategicamente, torna a comunicação mais persuasiva, coesa e lógica. Intensificando os segmentos de maior importância, você conduz seu ouvinte de forma convincente em sua narrativa. 


 3. Oprah Winfrey e as ênfases:


Conhecida por liderar um dos Talk Showsde maior audiência da televisão norte-americana, Oprah é apresentadora, filantropa e empresária. Além disso, é muito famosa pelos seus discursos políticos, empoderados e emocionantes. 


Durante suas apresentações, Oprah utiliza um recurso indispensável para todo comunicador: as ÊNFASES! 


A ênfase tem o propósito de destacar elementos importantes do texto, realçando ainda mais o sentido daquilo que está sendo dito, além de prender a atenção e nos conectar a quem nos ouve. É um artificio de expressividade muito rico e potencializado com o uso adequado da nossa voz – hora aumentando o volume, hora lentificando trechos do discurso, por exemplo. 


4. Steve Jobs e a paixão: 


Fundador da Apple, Steve Jobs é mundialmente conhecido por ter revolucionado a indústria dos computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos. Além de brilhante, criativo e visionário, Jobs era um excelente orador. 


Suas apresentações eram cheias de frases de impacto, PAIXÃO e storytelling. Jobs era conhecido por treinar incansavelmente suas apresentações, por horas a fio, de forma a torna-las inesquecíveis e marcantes. 


Com o treino, ele buscava lapidar sua performance, seu roteiro e expressividade, conferindo a cada detalhe uma atenção especial. 


5. Obama e a congruência nos gestos:


Considerado um dos maiores comunicadores contemporâneo, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama vem conquistando cada vez mais notoriedade no que diz respeito a falar em público, conduzindo com excelência suas apresentações. 


E a fórmula do sucesso de Obama é o conjunto de assertividade, elegância e empatia, além, é claro, de muita preparação. Seus GESTOS, seu corpo e sua voz são orquestrados de forma a tornar harmônica a sua mensagem e conectar os ouvintes ao seu conteúdo.

Absolutamente tudo é calculado!


Além disso, as sutilezas em sua linguagem não-verbal refletem segurança, confiança e clareza do seu pensamento e raciocínio. 


Independente da trajetória que temos, é necessário dedicar tempo para aprimorar nossa comunicação e nos tornarmos comunicadores eficientes, pois esta é uma habilidade essencial no relacionamento humano tanto no trabalho como na vida cotidiana.


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Uma comunicação interna eficiente garante que a engrenagem de uma empresa funcione de forma integral, possibilitando melhor clima organizacional, maior engajamento dos colaboradores e maior otimização

Seu corpo comunica muito antes de você começar a falar. Antes mesmo de você dizer a primeira palavra, você já está emitindo mensagens ao meio e já está causando impressões em quem te observa. ⁣ ⁣ Uma

A comunicação é uma arma poderosa de influência e é base para uma liderança eficiente. É uma habilidade intrínseca a esse posto que demanda empenho, constante desenvolvimento e muita motivação. ⁣ ⁣ Se

textura_1-01_edited.png
textura_1-01_edited.png
textura_1-01_edited.png
textura_1-01_edited.png
textura_1-01_edited.png
textura_1-01_edited.png
textura_1-01_edited.png
textura_1-01_edited.png
textura_1-01_edited.png