google-site-verification=oIGFZ9DxbHJLpkyV0cUeLZ7ERuOSWXdLDwuPBcnROn4
 

Qual a sua jornada do herói?

Todo mundo gosta de uma boa história, ainda mais se forem narrativas que engajam o público e conectam as pessoas com a sua marca. Nos tempos atuais, fala-se muito do conceito de storytelling como ferramenta importantíssima para encantar e persuadir sua audiência. 


Mas esse recurso originou-se da “Jornada do Herói” - também chamado de Monomito - descrito por Joseph Campbell em seu livro “O herói das mil faces” publicado em 1949. Em sua obra, o autor analisou diversas histórias e concluiu que todas partilham de uma estrutura principal comum em que o personagem passa por diversas transformações até se tornar um herói.


Para entender a fundo o que é a Jornada do Herói, construir narrativas de sucesso e aplicar a arte de contar histórias incríveis, descreverei as etapas desse processo.

A história é divida em 3 grandes atos: partida, iniciação e retorno. Cada uma dessas sessões é composta por algumas etapas.


Partida: o herói almeja sua jornada

1.    O herói é apresentado ao Mundo Comum, que é o ambiente onde ele vive, o contexto que está inserido.

2.    Lá recebe o Chamado Para Aventura, etapa que o motiva a sair da zona de conforto e resolver um problema.

3.    Num primeiro momento, fica relutante e Recusa o Chamado, por ter medo e por se sentir inseguro.

4.   Porém, num encontro com seu Mentor é encorajado a fazer o solicitado e aceitar o desafio.


Iniciação: herói passa por diversas aventuras

5.     A partir daí, o herói sai do mundo comum e Cruza o Limiar onde ele viverá suas aventuras e descobertas e se comprometerá com a mudança.

6.     Lá, passará por diversos testes, aliados e inimigos.

7.     Ao Aproximar-se da Caverna Profunda, se prepara para uma grande mudança estando cada vez mais próximo de seu objetivo.

8.    Nesse momento se depara com a maior dificuldade da sua aventura, e enfrenta uma Provação.

9.    Ao passar por essa etapa, recebe uma Recompensa por ter superado seus medos.

Retorno: volta para casa com conhecimentos que adquiriu ao longo de sua jornada

10.   É a hora de retornar para o mundo comum. O Caminho de Volta o levará ao ponto de onde partiu.

11.    Nesse estágio, o personagem experimenta a Ressurreição onde encontra um novo desafio, que é transformado em experiência. 

12.   Finalmente, Retorna com o Elixir, uma nova perspectiva de vida baseada nas experiências que viveu e que beneficiará o mundo.


Entender e conhecer a Jornada do Herói é essencial para aqueles que usam a comunicação como recurso de apresentação, marketing ou vendas. Criar roteiros convincentes e intrigantes enriquecem sua narrativa