Todo mundo gosta de uma boa história, ainda mais se forem narrativas que engajam o público e conectam as pessoas com a sua marca. Nos tempos atuais, fala-se muito do conceito de storytelling como ferramenta importantíssima para encantar e persuadir sua audiência.
Mas esse recurso originou-se da “Jornada do Herói” - também chamado de Monomito - descrito por Joseph Campbell em seu livro “O herói das mil faces” publicado em 1949. Em sua obra, o autor analisou diversas histórias e concluiu que todas partilham de uma estrutura principal comum em que o personagem passa por diversas transformações até se tornar um herói.
Para entender a fundo o que é a Jornada do Herói, construir narrativas de sucesso e aplicar a arte de contar histórias incríveis, descreverei as etapas desse processo.
A história é divida em 3 grandes atos: partida, iniciação e retorno. Cada uma dessas sessões é composta por algumas etapas.
Partida: o herói almeja sua jornada
1. O herói é apresentado ao Mundo Comum, que é o ambiente onde ele vive, o contexto que está inserido.
2. Lá recebe o Chamado Para Aventura, etapa que o motiva a sair da zona de conforto e resolver um problema.
3. Num primeiro momento, fica relutante e Recusa o Chamado, por ter medo e por se sentir inseguro.
4. Porém, num encontro com seu Mentor é encorajado a fazer o solicitado e aceitar o desafio.
Iniciação: herói passa por diversas aventuras
5. A partir daí, o herói sai do mundo comum e Cruza o Limiar onde ele viverá suas aventuras e descobertas e se comprometerá com a mudança.
6. Lá, passará por diversos testes, aliados e inimigos.
7. Ao Aproximar-se da Caverna Profunda, se prepara para uma grande mudança estando cada vez mais próximo de seu objetivo.
8. Nesse momento se depara com a maior dificuldade da sua aventura, e enfrenta uma Provação.
9. Ao passar por essa etapa, recebe uma Recompensa por ter superado seus medos.
Retorno: volta para casa com conhecimentos que adquiriu ao longo de sua jornada
10. É a hora de retornar para o mundo comum. O Caminho de Volta o levará ao ponto de onde partiu.
11. Nesse estágio, o personagem experimenta a Ressurreição onde encontra um novo desafio, que é transformado em experiência.
12. Finalmente, Retorna com o Elixir, uma nova perspectiva de vida baseada nas experiências que viveu e que beneficiará o mundo.
Entender e conhecer a Jornada do Herói é essencial para aqueles que usam a comunicação como recurso de apresentação, marketing ou vendas. Criar roteiros convincentes e intrigantes enriquecem sua narrativa, aumentam as chances de êxito em suas abordagens e geram autoridade na hora de posicionar sua marca.
Como disse Capmbell, “na caverna que você tem medo de entrar esta o tesouro que você busca”. Saber quais os pontos altos e baixos de uma história trazem emoção e engajamento dos ouvintes. Afinal, qual sua caverna?