Seu corpo comunica muito antes de você começar a falar. Antes mesmo de você dizer a primeira palavra, você já está emitindo mensagens ao meio e já está causando impressões em quem te observa.
Uma linguagem corporal segura e determinada, além de transmitir uma mensagem não verbal de autoconfiança, é uma forma potente de amplificar essa sensação em você mesmo.
Segundo a pesquisadora Amy Cuddy, nossa postura consegue moldar nosso comportamento. Ou seja, ao mostrarmos uma presença mais confiante, nosso cérebro passa a acreditar de fato naquilo, transformando o nervosismo característico da exposição em um sentimento de firmeza e convicção.
Além disso, há um aumento no nível de testosterona que, consequentemente, passa mais segurança ao comunicador; ao mesmo tempo em que reduz o nível de cortisol (principal hormônio do estresse).
E como posicionar o corpo de forma correta?
1. Mantenha a coluna ereta
2. Deixe os dois pés posicionados paralelos ao corpo e firmes no solo
3. Encaixe o quadril e mantenha os ombros sem tensão
4. Faça movimentos com os braços que fiquem na linha da cintura
Essas são algumas ações ótimas para garantir o sucesso da sua apresentação.
Afinal, tudo comunica e cria percepção, e sua linguagem não verbal é responsável por 55% do que mais chama a atenção do seu ouvinte! Você não vai querer que sua mensagem seja mal entendida, não é mesmo?