Uma comunicação interna eficiente garante que a engrenagem de uma empresa funcione de forma integral, possibilitando melhor clima organizacional, maior engajamento dos colaboradores e maior otimização do potencial humano e desenvolvimento do negócio.
Além de ser uma das competências mais requeridas pelos gestores, é a melhor ferramenta para assegurar clareza nas expectativas e confiança na liderança.
Uma má gestão da comunicação acarreta uma série de prejuízos para a companhia, impossibilitando o desenvolvimento econômico e satisfação dos profissionais envolvidos.
Segundo a Gallup, pessoas bem geridas são 6x mais propensas a serem mais engajadas no trabalho. Além disso, equipes treinadas para usarem seus pontos fortes alcançam lucros até 29% mais altos, vendas 19% maiores, 59% menos incidentes de segurança e 72% menos nas taxas de turnover.
Outra pesquisa afirma que organizações que fizeram um investimento estratégico no desenvolvimento dos colaboradores relatam uma lucratividade 11% maior e 2x mais chances de retenção dos profissionais.
Com essas questões em mente, fica mais claro de compreender os impactos e importância de uma comunicação competente. Um investimento em treinamentos proporciona uma maior satisfação do seu cliente interno, minimização de falhas recorrentes, maior compreensão nas orientações de atividades diárias e, portanto, maior possibilidade de ganhos financeiros.