Informações na velocidade da luz, transformações constantes e mudanças contínuas são algumas das coisas que caracterizam a era que estamos vivendo. Tudo se modifica em um instante e para facilitar e otimizar o desenvolvimento das empresas surgiram as metodologias ágeis.
O que são as metodologias ágeis?
As metodologias ágeis são um conjunto de práticas que surgiram com o intuito de melhorar e facilitar o trabalho, aumentar a velocidade e a consistência dos projetos e, principalmente, maximizar o valor das entregas aos clientes.
É importante ressaltar que o termo “ágil” não deve ser confundido com rapidez ou velocidade. Os métodos ágeis antecipam as oportunidades e os riscos, porém a tendência é que o tempo total do projeto seja maior, contudo, a qualidade nos resultados é garantida.
Quais as características?
Algumas das propostas da metodologia são etapas de desenvolvimento mais curtas, entregas fragmentadas e de valor, equipes auto-organizáveis, líderes colaborativos e comunicação e feedback constante. E é nessa última que focaremos nesse post.
Onde entra a comunicação?
Umas das premissas do Manifesto Ágil é “estimular a comunicação pessoal”, ou seja, reforçar a importância de uma abertura entre os membros da equipe para que sejam tratados os mais diversos assuntos da melhor maneira possível. Isso assegura que o processo seja visível para todos da mesma forma e que a comunicação seja clara e objetiva, possibilitando assim que os colaboradores se sintam confortáveis em dizer abertamente o que conseguirão ou não entregar em determinado tempo de execução do produto.
Isso garante um maior senso de pertencimento, engajamento e colaboratividade da equipe, fazendo com que todos os membros estejam direcionados para o mesmo objetivo e as entregas sejam mais ágeis.
E como fazer isso?
1. Inicialmente, alinhar as etapas do processo garantindo que todos tenham um entendimento integral do projeto
2. Dar feedbacks constantes que permitam adaptar rapidamente a eventuais mudanças
3. Garantir a eficácia na transmissão das informações para e por dentro de um time de desenvolvimento, através de uma conversa cara a cara
Você já conhecia essa técnica?